• Santorini Móveis Projetados

Como limpar e cuidar dos seus móveis planejados

Móveis planejados deixam a nossa casa mais organizada, bonita e funcional. Por se tratar de um investimento de custo superior ao dos móveis que podemos comprar prontos nas grandes lojas, devemos ter atenção especial quanto à sua limpeza e conservação, pois se não forem feitas da maneira correta, poderão deixar seus móveis planejados sem brilho e com aspecto envelhecido. Além disso, podem estragar e até apresentar manchas e riscos.

Pensando na manutenção dos seus móveis planejados, listamos algumas dicas de como limpar e cuidar deles, de acordo com o seu acabamento e as suas peças. Confira!



Armários, portas e bancadas de madeira

A limpeza deve ser feita com frequência, usando um pano úmido, nunca encharcado de água. Outro pano, seco, deve ser passado para evitar que a superfície fique úmida. Caso você encontre alguma mancha persistente, use sabão neutro não alcalino diluído em água. E nunca esqueça de secar!

Os produtos para lustrar os armários, as portas e as bancadas de madeira devem ser próprios para esses tipos de móveis. Observe bem no rótulo: os lustra-móveis devem ter como base o silicone, pois ele cria uma película protetora que ajuda a manter a qualidade do acabamento do móvel. Se você deixar a poeira acumular nessas superfícies, ela pode fazer com que o acabamento fique sem brilho.


Peças com acabamento em Laca

Esse tipo de acabamento exige limpeza com pano macio e levemente umedecido com água morna, para retirar a sujeira. Após isso, utilize outro pano macio, seco, e esfregue suavemente para deixar a superfície seca. Se identificar alguma mancha persistente, faça uma solução com proporção de 50% de água e outros 50% de álcool para limpar o local. Secar em seguida.


Peças em aço inoxidável ou esmaltadas

Com um pano levemente umedecido e sabão neutro, higienize as peças em aço inoxidável ou esmaltadas. Os desengordurantes também podem ser utilizados, desde que não possuam cloro ou derivados em suas composições.

Quando terminar de limpar esse tipo de peça e deixá-la seca, você pode aplicar um produto próprio para a sua conservação.


Vidros

Quando o móvel planejado possui partes em vidro, você deve fazer a limpeza com um pano não abrasivo e uma solução que pode ser de água e sabão neutro (com proporção de 50% para cada um) ou um bom limpa-vidros, que você encontra em supermercados. A dica, caso escolha o limpa-vidros, é não borrifá-lo diretamente no vidro e sim no pano. Assim você evita manchas na superfície.


Puxadores

Para evitar que o revestimento dos puxadores seja danificado, sempre utilize um pano macio e umedecido apenas com água. Produtos químicos podem manchar os puxadores e um pano abrasivo, riscá-lo.


Dobradiças e corrediças

Como essas partes possuem uma camada protetora à base de óleo, sua conservação e limpeza devem ser feitas apenas com um pano seco e um pincel de cerdas macias para retirar a sujeira que fica nas áreas mais difíceis de alcançar.

Lembre-se de usar sempre panos limpos, aplicar o produto ou água nos panos e não nos móveis diretamente, além de lustrar seguindo a textura natural deles, para evitar manchas e desgaste precoce. Cuide bem dos seus móveis para preservar a sua casa e mantê-la sempre linda e com aspecto de nova.


#ComoLimpar #MóveisPlanejados

whatsapp-logo-2-1.png